Como Aprender Marketing Digital

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Pessoas operando Marketing Digital na agência especializada.
Marketing Digital em ação!

No momento em que escrevo este artigo, existe uma real febre de cursos online a respeito de Marketing na Internet, grande parte deles baseados em fórmulas que farão o aluno enriquecer em poucos passos e com poucos recursos.

Ainda que alguns destes conteúdos não sejam totais embustes, a realidade que pode desanimar os novos ávidos candidatos a marqueteiros digitais é que a melhor forma de se aprender Marketing Digital é com cursos mais teóricos do que práticos, que ensinem os fundamentos das principais técnicas utilizadas e porque são utilizadas.

(Também postei um vídeo no meu canal do Youtube falando deste tema, por outro ponto de vista)

A razão disto é que estas técnicas, que muitas vezes são vendidas como fórmulas de lançamento milagrosas, são apenas ferramentas que operam para realizar tarefas necessárias no novo Marketing que acontece pelas redes. As ferramentas e o ambiente mudam a todo tempo, e não entender perfeitamente a teoria na qual elas se baseiam para buscar um resultado específico, fará com que qualquer fórmula deixe de funcionar em poucos meses para você.

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Recentemente, quando comecei a voltar para o mercado de EAD, a planejar o nascimento deste site e o conteúdo de meus novos cursos sobre Marketing, tive contato com o ambiente de um dos maiores fornecedores de cursos populares em todo mundo, a Udemy – plataforma que utilizei, sem grande sucesso, para testar alguns conteúdos. Comprei alguns cursos, publiquei alguns cursos de teste, participei de alguns cursos gratuitos e analisei os cursos mais bem rankeados na plataforma., para chegar aos seguintes resultados:

  • Os cursos mais bem rankeados são de conteúdos rasos e extremamente práticos, com muitas horas de meros screencasts (imagens de tela) de alguém demonstrando tarefas rotineiras de uma competência.
  • A plataforma desincentiva conteúdos com longas introduções teóricas, fazendo com que o aluno avalie os cursos já na segunda aula. Cursos de conteúdo teórico são forçados a ter baixas avaliações, pois o próprio algoritmo da ferramente entende que irão vender menos – o que é dito de forma clara pela própria Udemy, como orientação aos produtores de cursos.
  • O tema Marketing Digital está em alta, mas as principais buscas são por temas pouco profundos como aumentar seguidores em redes sociais, implantação de presença na Internet, ou funil de vendas

O Que Você Precisa Aprender Em Marketing Digital

A primeira premissa a ser levada em conta é que o próprio Marketing Digital é mera ferramenta de Marketing. Portanto, entender a fundo as teorias que norteiam o Marketing “tradicional” é fundamental para compreender técnicas de funil de vendas, Inbound Marketing e Marketing de conteúdo.

Aprender sobre comportamentos de psicologia do consumidor e que comportamentos o levam a ser influenciado ou influenciar – para começar, uma boa dica é o clássico livro “The Tipping Point” de Malcolm Gladwell, o livro que popularizou o termo “viralizar”, que certamente você utiliza.

É importante, no mínimo, aprender tão a fundo quanto possível as razões pelas quais um consumidor tende a não efetuar uma compra de imediato na Internet e que mecanismos ele utiliza para decidir. Isto é o que norteia grande parte das ações relacionadas ao Marketing Digital.

Não se encante nem se assuste com a profusão de ferramentas, soluções e estatísticas oferecidas pelo universo digital,

Não se encante nem se assuste com a profusão de ferramentas, soluções e estatísticas oferecidas pelo universo digital, e aprenda a definir com clareza quais serão as métricas que irão lhe guiar, já ciente de que serão poucas, muito menos do que o mercado lhe oferecerá de possibilidades.

Ao aprender as bases de Marketing “tradicional”, perceba que fazer Marketing vai muito além de criar funis de vendas perfeitos, já que isto, numa empresa de tijolos, seria apenas um dos departamentos ligados diretamente ao Marketing.

Alta nos Custos dos Anúncios Online

Conheça os valores de investimento em tráfego pago em empresas como Google Ads, Facebook Ads, Twitter As e Lnked In Ads. Quando alguém te mostrar que ganhou R$10000,00 anunciando links de afiliados por estas plataformas, e apresentar a prova real filmando a tela de relatórios do computador, aprenda desde já que ele se esquece de te contar que, para atingir estes resultados, investiu em torno de R$7.000,00 em anúncios pagos, o que ainda o faz ter um bom lucro, mas isto não lhe fará rico.

Anúncios na Google e nas redes sociais são SEMPRE vendidos em dólar, mesmo quando cobrados de você em Reais, e portanto, são caros para a realidade brasileira.

Também, ponha na sua lista de aprendizado, aceitar desde já que a Internet é hoje em dia um ambiente profissionalizado, e tudo custa algum dinheiro para funcionar bem.

E esta lista de pontos a serem aprendidos se estende de maneira que poucos podem imaginar, quando buscam apenas cursos práticos com diagramas coloridos e promessas de sucesso.

Então, Por Onde Começar?

Um bom começo para estudar Marketing Digital é ler bastante sobre o assunto, em blogs como este aqui, em sites especializados, e se permitir ser impactado pela forma como estes veículos se aproximarão de você para vender algo.

Preste atenção em como a comunicação se desdobra em sua direção, e compare com as informações que você vem lendo.

Aposte sim em um curso de Marketing “tradicional”, antes de tudo. Aqui no site tenho alguns cursos que você pode acessar, e esta lista cresce a cada mês, com pelo menos um curso novo, e irei abranger muitos temas de marketing Digital nos próximos lançamentos.

Depois de entender o Marketing “tradicional”, você pode começar estudando o básico sobre as várias técnicas utilizadas no Marketing Digital, tais como Inbound, Marketing de Conteúdo, Search Engine Optimization, Email Marketing, Notificações Push, Marketing de Conversa, Aplicativos etc. Faça uma correlação direta com o que você já sabe de Marketing “tradicional”, para entender em que estágios cada uma pode ser aplicada.

Só então, agora que você tem uma visão mais ampla do ambiente, tente identificar as técnicas mais apropriadas para seus objetivos, e estude a fundo todas as suas possibilidades, aprendendo, ainda, a operar sem ajuda de ferramentas dedicadas a incorporar todos os processos.

Após entender suas necessidades e dificuldades na operação de seu plano, aí sim, busque ferramentas e serviços que lhe auxiliem a otimizar e escalar seus objetivos, como a Mautic, ou os CRMs RD Staion, Hubspot, ou até versões mais simples destes mecanismos, como as oferecidas pela Mailchimp.

Isto tudo parece um processo burocrático demais pra quem quer resultados imediatos, mas na verdade não é. Pode ser um processo de semanas ou poucos meses, que vai lhe gerar um ganho de produtividade inquestionável no resto de seu processo no universo do Digital Marketing.

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Consultor em Marketing e Profissional de EAD desde 2003, especialista em Marketing Digital e da Vida Real.

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