Como Marketing e Vendas Se Complementam

Joga pro grupo! :D

Se uma empresa estivesse em uma quadra de vôlei, o departamento de Marketing seria o levantador e o de vendas seria o atacante que faria aquela finalização monstra para ganhar a partida. Marketing e Vendas são partes de um mesmo processo, sendo que um, o Marketing, é responsável pela criação do ambiente favorável à venda, enquanto o outro, a equipe de vendas, é responsável pelas vias de fato.

Outra forma que gosto de usar para explicar esta relação é dizendo que o Marketing seria a aplicação das técnicas de vendas em escala empresarial, pautando, da mesma maneira que um vendedor faria, as ações de investigar o cliente, criar bons argumentos, ouvir o feedback do cliente e buscar soluções, até enfim facilitar o fechamento do negócio com boas condições de pagamento e a melhor oferta de produto e entrega.

A difícil separação das competências de Marketing e vendas

Não é à toa que, em muitas empresas, o chamado departamento de Marketing nada mais é do que uma supervisão de vendas turbinada, e isto não vem exatamente subverter as funções, mas reforçar a absoluta sinergia das duas funções, ao ponto de em muitas estruturas ser impossível dissociá-las.

Assine o Relatório Moraes, meu boletim quinzenal com dicas, artigos e novos cursos online com descontos. Bora?

Contudo, existe uma característica que pode separar definir os limites de cada função: o Marketing, se executado da forma como se deve, deve interferir numa empresa como uma espécie de agência de inteligência, ou um cérebro à parte, que vai interferir e “comandar” as ações de publicidade, logística, produto, definição de preços estratégicos, compras, sistemas de CRM e o quanto mais a criatividade de uma empresa puder permitir.

Enquanto em uma equipe de vendas, o trabalho é mais focado na ação, no agora, o Marketing é mais focado no planejamento e análises do ambiente de vendas.

Marketing Digital X Vendas Digitais

Esta mesma relação pode ser identificada no Marketing Digital, se entendermos que o Marketing mesmo está mais ligado `às ações ligadas a conteúdo e branding, enquanto nas vendas, focamos no famoso funil de vendas, ou no e-commerce.

E quando falamos justamente de funil de vendas, vemos constantemente a referência a ele como sendo Marketing Digital, mas uma vez nos fazendo perceber o quanto é difícil e desnecessário, em muitos casos separar estes elementos.

A finalidade do Marketing e gerar vendas, a função das equipes e ações de vendas é transformar todas as estratégias formuladas para gerar interesse em um cliente, em uma transação de fato.

Marketing é o coach, vendas é o executivo – tá, alguns não vão gostar da brincadeira.

No meu Youtube, eu publiquei gratuitamente uma das aulas do curso Marketing Essencial, falando justamente sobre alguns pontos curiosos da relação do marketing dentro da empresa, e como isto pode ser confuso às vezes. O video sobre Marketing é esse, e o curso de que estou falando é esse curso aqui.

Curtiu Este Artigo?

Tenha acesso gratuito a muito mais, pelo meu Newsletter quinzenal, Relatório Moraes.

Consultor em Marketing e Profissional de EAD desde 2003, especialista em Marketing Digital e da Vida Real.

Cursos Online Disponíveis

Joga pro grupo! :D