Fórmula de Lançamento Funciona?

Joga pro grupo! :D
Fórmula de Lançamento funciona?

Popularizado no universo do Marketing Digital brasileiro pelas mãos do profissional de TI Érico Rocha, a “Product Launch Formula” foi criada pelo financista americano Jeff Walker em 1995, baseada em teorias de Robert Caldino.

O método é composto de estratégias amplamente validadas pelo Marketing e Publicidade mesmo antes do advento da Internet. Quando aplicadas ao Marketing de Negócios Online, as técnicas indiscutivelmente funcionam.

A proposta básica é “esquentar” um público alvo por um período de teasing, através de interações, intervenções de m´ídia e informações sobre um produto que será lançado em breve. Em um data pré-definida, gera-se uma mobilização dos interessados, geralmente com um evento ao vivo ou online, uma palestra ou uma apresentação do produto em si, e subsequentemente são iniciadas as vendas para este público ávido pelos valores oferecidos e pronto para gastar.

Métodos pré-formatados dificilmente se ajustarão a todos os produtos

Métodos pré-formatados, contudo, dificilmente se ajustarão a todos os produtos ou empresas “out of the box”. Cada empresa é única, o tempo de cada empresa dificilmente será alcançado por um template estratégico.

(ver este video no meu canal de Youtube)

O treinamento ligado à Fórmula de Lançamento deve ser encarado como uma chance de adquirir uma excelente caixa de ferramentas, que se utilizadas em planejamentos ajustados à realidade específica de cada empreendimento, trará excelentes resultados.

Entendido isto, é importante focar nas razões que movem o método, mais do que no método em si, para que se possa adaptá-lo a realidades distintas.

Como Funciona a Fórmula de Lançamento

Estratégias de lançamento se baseiam em:

  • Construção de uma comunidade (engajamento com a marca)
  • Lançamento de Controle para clientes engajados (ou semente)
  • Pré-lançamento para parceiros repetidores, representantes e afiliados
  • Evento de lançamento, aquecimento (Ex.: webinars, desfiles de moda)
  • Abertura do carrinho /vendas limitadas ao estoque (criação de escassez)
  • Pós-lançamento com imagens e notícias dos resultados positivos da campanha.
  • Quando aplicável, reabertura de vendas em segundo lote limitado.
  • Encerramento da campanha.

Quando falamos especificamente do curso e método Fórmula de Lançamento do Jeff Walker ou do Érico Rocha, naturalmente esta estrutura será construída de forma adaptada, incluindo suas próprias variações e atualizações, e ensinada como tópicos passo a passo – a razão pela qual pode não ser ajustada a todo e qualquer negócio.

Assine o Relatório Moraes, meu boletim quinzenal com dicas, artigos e novos cursos online com descontos. Bora?

Ainda, um curso que se proponha a entregar uma estratégia pronta de lançamento e seus métodos de execução no ambiente web atual deverá ser quebrado em ações práticas e habilidades, que incluirão provavelmente:

  • Técnicas de automação e planejamento de Marketing Digital com Email Marketing e outras ferramentas
  • Prática, teorias e análises de ferramentas de publicidade (tráfego) paga em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Taboola e Outbrain.
  • Técnicas de copywriting
  • Teorias a respeito de psicologia do consumidor na Internet

Fórmulas de Lançamentos no Mundo Real

Desfiles de moda costumam utilizar fórmulas de lançamento.

Provavelmente, um dos mercados em que as mesmas estratégias podem ser melhor observadas desde bem antes dos tempos digitais é a indústria da alta-costura.

Estilistas e fábricas de moda costumam apostar em dois grandes lançamentos anuais e dois lançamentos intermediários – o que pode variar bastante, dependendo do perfil da marca.

Primeiro, as marcas apostam na construção de uma base de clientes, e para isto, desde sempre, costumam se aliar a pessoas influentes na sociedade para divulgar seus conceitos e lhes garantir autoridade sobre o que produzem.

Quando as marcas se sentem seguras para isto, começam a realizar suas ações de lançamento, geralmente seguindo o caminho abaixo:

  • Realizam uma apresentação de sua coleção da estação fechada a convidados da marca, pessoas influentes e jornalistas, a partir da qual são avaliadas reações e definidas as principais apostas em seus produtos.
  • Esta apresentação deve gerar boas conversas de bastidores e matérias jornalisticas em canais especializados, criando um “buxixo” a respeito do que acontecerá no lançamento público da coleção.
  • Realiza-se um “show-room” da coleção para representantes, franqueados e principais varejistas, onde devem ser fechadas as primeiras vendas grandes
  • Realiza-se um desfile/evento onde a coleção é oficialmente mostrada ao público que a segue e à grande mídia especializada.
  • São fechadas as vendas de coleções completas, dos modelos exclusivos
  • Os produtos voltados ao varejo chegam às lojas, com uma vasta campanha de mídia especializada.
  • O marketing entra de molho até o próximo lançamento 4 meses depois (um a cada estação do ano)

Um outro exemplo, em que se pode visualizar claramente as mesmas técnicas, são os lançamentos da Apple, com suas chamadas prévias, eventos de apresentação e corridas às lojas no dia seguinte.

Fórmula de Lançamento Serve Pra Mim?

Depende do seu tipo de empresa. Lançamentos são parte da estratégia de indústrias distintas. Entre elas, você poderia listar:

  • M´úsicos (lançamentos de novos álbuns)
  • Fábricas de alimentos (ex.: Lançamento de um novo refrigerante ou sabão em pó)
  • Empresas de inovação, como a Apple, Tesla, Google
  • Filmes, lojas etc

Entender como funcionam estratégias de lançamento dentro do contexto da Internet pode certamente agregar ao portfólio de ferramentas de qualquer empresa ou negócio que se veja nesta condição em que trazer novos produtos e promover renovações constantes de sua marca é o que movimenta seu mercado.

Os conceitos envolvidos na metodologia são utilizados por mim desde 2002 no Brasil, quando lancei meu primeiro site de consultoria em Marketing Digital e EAD, o MGroup Consultores, que se dividia em comunidades sólidas no segmento de Marketing no extinto Yahoo Grupos (lista de emails) com a comunidade Mgroupianos, com a criação da minha rede social MLive, uma espécie de Linked In com jeitão de Orkut.

Esta comunidade formada em volta de meus produtos me permitia fazer vários pequenos lançamentos segmentados, que giravam minha empresa.

Contudo, se a ideia é simplesmente apostar em fazer caixa rápido, ou aceitar o desafio “6 em 7”, vá com calma.

Entrar neste universo com este objetivo deve ser válido para quem pode entrar de “cara limpa”, começando algo do zero e com bom capital para investir em tráfego pago.

Minhas Críticas ao “6 em 7”

Nada pode ser dito que desabone o Érico Rocha e outros profissionais engajados neste universo com jeitão de “Herbalife” do Marketing Digital.

Nota-se que são profissionais sérios vendendo seu peixe, e que não estão enganando ninguém.

Neste giro de alunos e clientes, é natural que entre eles exista um bom grupo que tenha galgado sucesso na empreitada proposta pelo curso.

Vale ressaltar, contudo, que a grande parcela destes, como proposto anteriormente neste artigo, fez suas adaptações e ajustes à sua realidade.

Minha crítica, portanto, é ao público que tem dominado o “metiê” do Digital Marketing buscando hacks e soluções prontas para ganhar dinheiro e ficar milionário.

Não vai acontecer.

Este tipo de proposta tem saturado o mercado com profissionais que se sentem grandes conhecedores do tema, por muito pouco que aprenderam, apresentando provas falsas de sucesso, para vender outros métodos a ingênuos aprendizes de malandros.

Nada disso, reforço, é culpa do Érico Rocha ou do Jeff Walker. Mas o sucesso de sua empreitada parece ter estimulado muito maluco.

Marketing é maior que isso. Vamos com calma!

Curtiu Este Artigo?

Tenha acesso gratuito a muito mais, pelo meu Newsletter quinzenal, Relatório Moraes.

Consultor em Marketing e Profissional de EAD desde 2003, especialista em Marketing Digital e da Vida Real.

Cursos Online Disponíveis

Joga pro grupo! :D