Marketing Digital – da Caça à Pesca

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Marketing na caça de clientes

Um dos símbolos mais usados para representar o marketing é a imagem de um alvo colorido com uma flecha indígena cravada bem no seu centro. Isto certamente demonstra a vontade que nós marketeiros temos de acertar bem na mosca, ou melhor, no seu avatar ou público alvo.

Dá pra imaginar alguém vestido de grande caçador branco perseguindo um consumidor de tanguinha selvagem na floresta tropical com sua flecha cheia de boas propostas de valor, em tempos de marketing digital?.

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Caçar clientes costumava ser uma forma bem eficaz de fazer marketing enquanto este era apenas mais um esporte empresarial dominado por poucas grandes empresas. Mas no atual cenário de marketing digital, em que fazer marketing é entrar numa selva apinhada de caçadores, cada um equipado com seu próprio radar, o jogo mudou.

O consumidor começou a se proteger, e já não tem mais tanta boa vontade com carabinas publicitárias tentando fazer sua cabeça. Tentar lhe empurrar uma mídia agressiva pode até vender algo em um momento de descuido, mas ao mesmo tempo vai tender a desgastar a relação com sua marca, e vai tornar cada vez mais caro repetir os mesmos resultados.

Para acertar este esperto consumidor que já não cai em qualquer conversa mole, será necessária uma boa isca que estimule sua vontade de sair da toca, aparecer e morder seu produto com muita força e todos os dentes. Porque nesta nova realidade, nada acontecerá se o próprio consumidor não colaborar.

A isto, se convencionou chamar de inbound marketing – uma estratégia que eu já utilizava em meados de 2003, para construir uma comunidade sólida no universo do marketing.

Inbound Marketing

A técnica de inbound marketing consiste em fazer um bom trabalho de construção de conteúdo relevante para seu cliente, e fazer com que ele em algum momento lhe dê permissão para começar uma relação de namoro com sua empresa, lhe oferecendo seus contatos e dados pessoais, enquanto recebe em troca alguns produtos que você sabe que são de seu interesse, tais como os mais comuns cursos gratuitos ou ebooks.

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Inbound se refere ao fato de que esta relação se dá dentro de seu próprio cercadinho, dentro de seu próprio território, seu site, suas redes sociais, suas lojas, suas fronteiras, o que lhe permite ao mesmo tempo divulgar o conteúdo de seu produto para este possível cliente, e mapear seu comportamento, aprender cada vez mais sobre ele.

Apesar de sua popularização como técnica de marketing digital, a mesma teoria pode ser aplicada fora da Internet, com um pouco de criatividade.

Este tipo de abordagem tornou famosas as táticas da marca Harley-Davidson, já um tantinho antes da Internet explodir.

A famosa marca de motos americana mantinha seus possíveis clientes sempre dentro de seu cercadinho, em seu inbound marketing, promovendo clubes de motos, clubes de viagem, eventos em suas lojas, shows de rock em suas dependências, e até mesmo a criação de uma marca de roupas e acessórios para satisfazer clientes que ainda não estavam prontos para adquirir suas bikes, mas queriam se relacionar com a imagem da marca.

O marketing tem trocado a flecha das técnicas tradicionais por um bom anzol e minhocas com excelentes resultados – este poderia ser facilmente o novo símbolo do marketing.

Você já me segue em minhas redes?

Para resumir esta ópera, vamos focar no fato de que nestes tempos em que a primeira coisa que um consumidor fará ao precisar comprar algo será pesquisar pela Internet e pedir indicações, é preciso ter a estratégia do pescador para se posicionar bem no mercado, e escolher as iscas certas, de maneira ainda mais forte do que planejar bem sua mídia direta.

Por isso, um bom marketing hoje em dia começa com uma presença digital bem construída e otimizada para ser encontrada pelos canais de buscas mais comuns.

Escolha a sua melhor minhoca, e mãos à obra!

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Consultor em Marketing e Profissional de EAD desde 2003, especialista em Marketing Digital e da Vida Real.

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