Marketing Vs Publicidade

Joga pro grupo! :D

É bastante comum que vejamos referências a Marketing e Publicidade como se fossem basicamente a mesma coisa. O Marketing contudo, nesta relação, assume o papel mais analítico, enquanto a Publicidade executa as tarefas de comunicação, de acordo com as análises e perspectivas apontadas pelo Marketing.

Por Que Existem Agências e Faculdades de Propaganda & Marketing

Outro erro comum é confundir Publicidade com Propaganda, termos que se misturam coloquialmente no português, enquanto parecem mais distintos em outras línguas.

Basicamente, Publicidade é essa a que todos nos referimos, quando falamos de mídia para vender produtos, comerciais de TV, anúncios.

Já a Propaganda estaria mais ligada à propagação de uma ideia em si, geralmente ligada a uma questão política e ideol´ógica, o que pode também ser facilmente revertido para as finalidades de Publicidade, quando se consegue levar o público a interpretar que seja ideologicamente correto consumir um certo produto, tal como quando se divulga que um produto é “ecologicamente correto” por poluir um pouco menos ou um alimento é “orgânico”.

Mas não se preocupe se você não perceber estas diferenças tão facilmente, pois “liguisticamente” elas são confusas e misturadas mesmo em literatura oficial, como em leis e definições dentro do próprio ambiente acadêmico e de mercado.

Quando se fala, portanto, de Marketing & Propaganda, estamos então ampliando esta confusão a um novo patamar.

De fato, toda publicidade ou propaganda está intimamente ligada ao Marketing.

Se observarmos o Marketing pela forma clássica dos 4 P’s, teremos como partes de seu processo: o Produto, o Preço, O Ponto de Vendas e a Promoção.

Dentro do quesito Promoção, teremos então Publicidade, Propaganda, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e outras facetas possíveis.

Diferenças Entre Publicidade e Marketing

Então, para resolver de vez esta questão, podemos dizer que uma faculdade de Propaganda & Marketing se refere mais ao fator de Publicidade, com elementos de Marketing que possam apoiar o seu direcionamento.

Nesta relação, o Marketing é feito para guiar muitas outras seções de uma empresa, e não apenas publicidade. Você pode, sim, direcionar seu estudo de Marketing para a veia da publicidade, tanto quanto pode se especializar em produtos, ou em Marketing Analítico, e outras quase infinitas possibilidades que vão surgindo de acordo com as mudanças do mercado.

No meu canal no Youtube, postei recentemente um video sobre este assunto de Marketing Vs Publicidade em https://youtu.be/O_EsRWjcTvM . Este vídeo é parte integrante de meu curso online Marketing Essencial.

Assine o Relatório Moraes, meu boletim quinzenal com dicas, artigos e novos cursos online com descontos. Bora?

Curtiu Este Artigo?

Tenha acesso gratuito a muito mais, pelo meu Newsletter quinzenal, Relatório Moraes.

Consultor em Marketing e Profissional de EAD desde 2003, especialista em Marketing Digital e da Vida Real.

Cursos Online Disponíveis

Joga pro grupo! :D