O Que é Marketing de Conteúdo

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É comumente chamado de Marketing de Conteúdo toda a estratégia de comunicação baseada em publicação de informações não publicitárias relevantes para um certo segmento de consumidores, com intenção de criar engajamento e construção de uma imagem de autoridade a respeito do mercado em que uma marca atua.

Geralmente, o termo é associado ao Marketing Digital e a postagens em blogs empresariais, ou posts em redes sociais.

A principal intenção de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é quebrar aquelas pequenas barreiras geradas pelas mídias publicitárias tradicionais, transmitindo informações que são procuradas pelo próprio cliente e que podem gerar seu interesse e a confiança numa troca de informações mais informal e amigável.

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Este é o tipo de informação da qual o cliente não se protege e, ao contrário, até cria os caminhos de permissão para que chegue até ele, disponibilizando seus contatos de email, redes sociais e telefone para a empresa que se propõe a lhe entregar.

Grandes portas de entrada para clientes

Quando falamos de Internet, o Marketing de Conteúdo pode se mostrar especialmente eficaz, criando grandes portas de entrada para clientes, ou leads, através dos resultados dos sites de buscas como Google e Bing, aliado a estratégias de Search Engine Marketing.

Outra grande razão desta estratégia ser importante para negócios digitais tem a ver com a já citada construção de imagens de autoridade e confiabilidade para uma empresa, ou simplesmente criando uma sensação de familiaridade com a marca através da contínua disponibilização de conteúdos relevantes ao mesmo visitante, em substituição às já cansadas mensagens publicitárias insistentes.

Isto é de fundamental importância para uma empresa buscando escalar suas vendas na rede, pois não há cliente que compre facilmente de uma empresa de que ele pouco conhece, especialmente quando se tratam de valores mais elevados do que poucos reais. O Marketing de Conteúdo é o “olho no olho” de quem vende por meios digitais.

Esta, aliás, é uma das maiores chaves para o sucesso de Marketing na Web.

Marketing de Conteúdo Não É Novidade

O conceito usado em Marketing de Conteúdo não é novidade, apesar do renovado olhar que temos sobre ele.

Sempre que uma empresa anuncia numa revista, patrocina um curso de culinária, transforma sua embalagem em espaço para poesias e receitas de bolo ou mesmo apoia um evento, o que ela está fazendo em algum nível é marketing de conteúdo. Ou seja, está se fazendo divulgar vinculada a uma informação relevante que vai criar gatilhos emocionais com a marca.

Ninguém gosta de vendedores chatos nas portas das lojas de sapato

A consciência que temos de que ninguém gosta de ser abordado por vendedores chatos nas portas das lojas de sapato sempre fez a Publicidade e o Marketing buscarem caminhos alternativos, até mesmo seguindo táticas que a humanidade sempre utilizou e dominou quando o assunto é a sedução.

“Jamais tente conquistar seus parceiros agarrando à força no meio de uma festa agitada” – eles dizem!

Uma abordagem agressiva pode até funcionar uma vez ou outra, mas não é o que as pessoas desejam e não é assim que as melhores relações são construídas.

O Inbound Marketing

Dentro das novas estratégias de Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo é bastante utilizado como parte de amplas estratégias de Inbound Marketing, aliando os conteúdos magnéticos ao tráfego pago, Search Engine Optimizations e automações de comunicação por email, sms e notificações push – por exemplo.

Antes da empresa fazer a grande proposta, ela prepara o cliente

Tudo isso para, ao final, criar uma experiência de vendas para o cliente na qual antes da empresa fazer a grande proposta, ela o prepare com todo o background que o ajudará a decidir positivamente pelo produto a ser oferecido e vendido.

O Content Marketing, nestes casos, é utilizado tanto como iscas para que se possam pescar os contatos deste possível cliente, quanto como suporte à criação de autoridade em um determinado segmento.

O Marketing de Conteúdo tem sido uma das estratégias mais populares no universo do Marketing Digital, e parece que ainda tem vida longa.

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Photo by Austin Distel on Unsplash

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Consultor em Marketing e Profissional de EAD desde 2003, especialista em Marketing Digital e da Vida Real.

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