O Que é Marketing Digital

Joga pro grupo! :D

Marketing Digital é o segmento do Marketing que se realiza através dos canais digitais de comunicação, especialmente via Internet e todos os pontos de acesso possíveis, tais como sites, blogs, aplicativos, redes sociais, emails, notificações push, e também recursos operados com base neste contato digital direto com o cliente, tais como mensagens de SMS, chatbots ou mesmo ligações de voz automatizadas ou feitas por pessoas reais.

Algumas ferramentas clássicas do Marketing Digital são o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Search Engine Optimization e Search Engine Marketing, Email Marketing, Marketing de Afiliados, Ações de Lançamento de Produtos, Social Media Marketing. Estas e outras técnicas podem ser utilizadas como uma ferramenta ´´unica ou se agruparem em campanhas específicas.

Marketing Tradicional vs Marketing Digital

A visão de como o marketing Digital se relaciona com o Marketing Clássico é um tanto controversa. O guru do Marketing Clássico, Philip Kotler chegou a afirmar que o Marketing Clássico morreu, enquanto um dos gurus do Marketing Digital, Neil Patel, afirma em vários momentos a necessidade da implantação da teoria clássica dos 4Ps do Marketing Clássico (Produto, Preço, Praça e Promoção).

Minha opinião segue com a do Neil Patel.

Assine o Relatório Moraes, meu boletim quinzenal com dicas, artigos e novos cursos online com descontos. Bora?

Marketing Clássico ou Tradicional é ainda a raiz de todo o processo de Marketing, enquanto o Marketing Digital segue como mais uma ferramenta, conectada principalmente à lógica dos sistemas de CRMs (Customer Relationship Management).

Os CRMs não são uma novidade do Marketing Digital, visto que já eram utilizados com sucesso mesmo antes da popularização da Internet.

Os conceitos do Marketing Clássico se aplicam com maestria às ferramentas de Marketing Digital, e vão além, tendo braços que envolvem toda a organização de uma empresa eficiente e produtiva.

O que faz muita gente imaginar que haja um descolamento entre o Marketing Clássico e o Marketing Digital é que o Digital permite que seus profissionais possam ser meros operadores de ferramentas práticas de CRM fornecidas por terceiros, tais como Hubspot ou Mailchimp, apenas para citar dois exemplos básicos e bastante populares.

No caso de operação de ferramentas, todo o conceito mais amplo do Marketing Tradicional acaba ficando nas mãos do desenvolvedor destas ferramentas, e não mais no operador direto.

A Precisão com que o Marketing Digital Colhe Informações

Outra grande diferença entre o marketing Clássico e seu braço Digital é a facilidade e precisão com que o Marketing Digital colhe informações sobre o cliente, já que este tem contato com a empresa através de canais “trackeáveis”, um ambiente que permanece sob controle do operador deste marketing.

Isto permite ao Marketing Digital acompanhar estatísticas ricas e tomar decisões através de testes práticos com a criação de várias campanhas “concorrentes” direcionadas ao mesmo público ao mesmo tempo, que ao serem analisadas em tempo real, vão demonstrar qual das campanhas conseguiu ser mais eficiente e atingir os resultados esperados.

Antes do Marketing Digital, isto certamente deveria ser planejado e analisado antecipadamente e sem tantas certezas

Antes do Marketing Digital, isto certamente deveria ser planejado e analisado antecipadamente e sem tantas certezas, o que poderia levar a gastos incalculáveis feitos em campanhas que poderiam acertar no alvo, ou não.

Ainda assim, o Marketing Digital, se não aplicado a produtos líquidos (não físicos) vai precisar de um grande suporte da base maior do Marketing Clássico, pesquisas tradicionais, testes presenciais de produtos, log´ística bem aplicada, boas estratégias de preço.

Mesmo na questão específica da propaganda, ou promoção, é sabido que o recurso inteligente de mesclar mídias digitais a mídias físicas cirúrgicas pode alavancar resultados estratofericamente.

Uma dica: conheça meu curso de Marketing Tradicional

Mais sobre Marketing Digital

Curtiu Este Artigo?

Tenha acesso gratuito a muito mais, pelo meu Newsletter quinzenal, Relatório Moraes.

Consultor em Marketing e Profissional de EAD desde 2003, especialista em Marketing Digital e da Vida Real.

Cursos Online Disponíveis

Joga pro grupo! :D